A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais (OFMG) preparou uma homenagem especial para o Dia das Mães com um concerto ao ar livre que promete encantar o público com grandes clássicos do universo sinfônico brasileiro e internacional. A apresentação gratuita, parte da série “Filarmônica na Praça”, acontece neste domingo (14), a partir das 11h, na praça em frente à Sala Minas Gerais (rua Tenente Brito Melo, 1090 – Barro Preto).

Sob a batuta do maestro associado José Soares, a orquestra irá apresentar obras de compositores consagrados como Tchaikovsky, Bizet, Lorenzo Fernandez e Guerra-Peixe, além de peças da música popular que receberão arranjos eruditos, como “Corta-Jaca” de Chiquinha Gonzaga e “Milagre dos Peixes” de Fernando Brant e Milton Nascimento.

“A retomada dos concertos nas praças é motivo de muita alegria para nós”, comenta o maestro José Soares. Ele antecipa que o programa será dividido em duas partes. “Vamos começar com grandes clássicos da música orquestral, com temas que certamente todos vão reconhecer, como a ópera ‘Carmen’, de Bizet, e a marcha ‘Pompa e Circunstância’, de Edward Elgar. Haverá ainda o encantamento da valsa de ‘A Bela Adormecida’, de Tchaikovsky, e a alegria do animado ‘Cancã’, de Jacques Offenbach”, revela Soares.

A segunda parte do concerto será dedicada ao repertório popular, segundo o maestro. “Faremos um passeio pelo Brasil mostrando uma homenagem que Cyro Pereira faz ao compositor norte-americano George Gershwin, que completa 125 anos em 2023. Seguiremos depois com ‘Batuque’, de Lorenzo Fernandez, ‘Mourão’ do Guerra-Peixe e o ‘Corta-jaca’, de Chiquinha Gonzaga, com orquestração de Anderson Alves. Na sequência voltamos à Minas Gerais com uma orquestração de Nelson Ayres para a obra ‘Milagre dos Peixes’, de Milton Nascimento e Fernando Brant. Será impossível não se emocionar e se divertir ao mesmo tempo”, finaliza o maestro.

O quê: Série “Filarmônica na Praça” apresenta a OFMG em concerto especial do Dia das Mães
Quando: Neste domingo (14), a partir das 11h
Onde: Na Praça da Filarmônica, em frente à Sala Minas Gerais (rua Tenente Brito Melo, 1090 – Barro Preto)
Quanto: Gratuito