O Coração de Belo Horizonte será palco, de 11 a 14 de maio, da segunda edição da Festa da Luz, um festival gratuito que combina arte pública, música, tecnologia e arquitetura, oferecendo instalações, performances, shows e videomapping. O evento contará com a participação de 22 artistas visuais nacionais, internacionais e locais, 7 shows musicais e uma performance híbrida.

Sob o tema “Sonho, Mistério e Imaginação”, a Festa da Luz proporcionará um circuito interativo de arte que percorre caminhos familiares aos moradores de Belo Horizonte. O público poderá iniciar o Circuito Festa da Luz pelos edifícios Sulacap e Sulamérica, onde o coletivo local “MIR” apresentará uma instalação inflável luminosa.

O renomado artista português Akacorleone exibirá uma instalação específica para os arcos do Viaduto Santa Tereza, parte de sua série “Templo de Luz”. Seguindo pelo circuito, a rua Sapucaí contará com obras da escritora indígena Marcia Kambeba e da argentina Paula Duró. Ao atravessar as escadarias do metrô, o público encontrará uma instalação neon da poeta-slammer Nívea Sabino e uma obra tecnológica dos programadores mineiros Sandro Miccoli e Flávio Deslandes, culminando na Praça da Estação.

Na Praça Rui Barbosa, o francês Sébastien Preschoux apresentará sua obra “S/ título”, enquanto o Edifício Itatiaia abrigará projeções de videomapping de VJs renomados. A Praça da Estação também sediará o MUMA – Música e Mapping, em parceria com o Sesc, com shows de artistas locais e nacionais, acompanhados por VJs que criarão imagens sincronizadas com as performances musicais.

A artista mineira Zaika dos Santos apresentará “[MA]+GON”, uma performance híbrida que circulará por todos os pontos do Circuito Festa da Luz. Juju Flores, realizadora do festival, celebra a oportunidade de realizar a segunda edição da Festa da Luz após o contexto pandêmico, destacando as novidades do evento e a parceria com o Quilombo do Samba no domingo.

Programe-se

Festa da Luz de Belo Horizonte

Quando: 11 a 14 de maio, no hipercentro de BH

Atrações:

  • Instalações: quinta a domingo, 18h às 00h 
  • Videomapping: quinta e sexta, 18h às 22h
  • Museu de Artes e Ofícios: quinta e sexta, 18h às 21h
  • MUMA – Música e Mapping/ Palco Sesc: sábado e domingo, 19h às 22h
  • Sábado: 19h às 19h40 – AUGUSTA BARNA (MG) + VJ 1MPAR (MG) // 20h10 às 20h50 – BABADAN BANDA DE RUA toca Milton Nascimento (MG) + VJ HOMEM GAIOLA (MG) // 21h20 às 22h – LUISA E OS ALQUIMISTAS (RN) + VJ MISTERIA (CE)
  • Domingo: 19h às 19h40 – RUADOIS (MG) + VJ BAH (MG) // 20h10 às 20h50 – IZA SABINO (MG) + VJ DEISE (MG) // 21h20 às 22h – JONATHAN FERR (SP) convida MAC JÚLIA (MG) + VJ VIGAS (SC)
  • Performance – sexta e sábado, 19h às 21h
  • SULA: quinta a sábado, 18h às 2h
  • Masterplano – sábado, de 16h às 00h